Como Putin virou o czar moderno que controla a Rússia | 21 notícias que marcaram o século 21

Os americanos Barack Obama, George W. Bush e Donald Trump; a alemã Angela Merkel; os chineses Hu Jintao e Xi Jinping; os britânicos Tony Blair e David Cameron; os brasileiros Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro; o italiano Silvio Berlusconi e o israelense Binyamin Netanyahu.

Não faltaram líderes nacionais de destaque nas primeiras duas décadas do século 21. Cada um a seu modo, imprimiram sua marca pessoal enquanto estiveram no poder. Deixaram legados importantes na política e na história, nacional ou internacional.

Nenhum deles, porém, ainda bateu a longevidade do russo Vladimir Putin. Também nenhum deles, possivelmente, teve a mesma influência em seu país, na sua região e no cenário internacional que o presidente da Rússia.

No comando desde o último dia de 1999, Putin ditou o rumo de guerras, mostrou que não existem fronteiras para suas ações de espionagem e consolidou-se como um czar moderno, com controle completo sobre o destino dos russos.

Mesmo depois de 20 anos no Kremlin, ele nunca demonstrou intenção de abandonar o poder. Ficou difícil imaginar a Rússia sem Vladimir Putin.

Neste vídeo, o mais recente da nossa série “21 notícias que marcaram o século 21”, Camilla Veras Mota conta a incrível história da ascensão de um então desconhecido agente da FSB, novo nome da antiga e temida KGB, ao posto de líder que comanda com mãos de ferro, e há décadas, uma das mais potentes máquinas militares do mundo.

Assista também aos outros vídeos da série: https://youtube.com/playlist?list=PLCX5XjxKTpTmFUo5EDX4BqeY9lRIW4uFA

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbc.co.uk/portuguese

#BBCNewsBrasil #21Notícias #VladimirPutin

You May Also Like