Os militares e a democracia

A troca dos comandantes das Forças Armadas e a decisão do Exército de não punir o ex-ministro da Saúde e general Eduardo Pazuello pela participação em ato político promovido pelo presidente da República suscitaram questionamentos sobre a capacidade de as Forças Armadas conterem a politização dos quartéis. Os eventos levantaram, ainda, dúvidas sobre o impacto, para a democracia, do não cumprimento do regimento disciplinar do Exército.

Os rumos da questão militar no Brasil não estão isolados das tensões para a democracia decorrentes de um ambiente mundial de maior envolvimento de militares na segurança interna e na política de seus países desde os atos terroristas de 11 de setembro de 2001.

Para discutir o tema, a Live com o Valor receberá nesta quinta-feira, 10 de junho, às 11h, o general Sergio Etchegoyen e o professor Vinicius Mariano de Carvalho. O general foi chefe do Estado-Maior do Exército e, na reserva desde 2016, ministro do Gabinete de Segurança Institucional e presidente do Instituto de Auto-Regulação para o Setor de Infraestrutura. Vinicius Mariano de Carvalho é professor do Departamento de Guerra e diretor do Brazil Institute do King’s College, em Londres.

A live será conduzida pela colunista do Valor, Maria Cristina Fernandes. A transmissão será feita pelo site e pelos canais do Valor no YouTube e no LinkedIn.

You May Also Like